Segundo o Programa de Ações Afirmativas aprovado pelo CONSEPE no dia 13 de abril de 2004:

"Prazo da reserva de vagas: 10 anos. Durante o prazo de vigência, o resultado do sistema de cotas será acompanhado e avaliado sistematicamente, podendo o prazo do programa ser ampliado em decorrência da avaliação."

O problema é que muito pouco do que foi previsto foi realizado e não há uma avaliação sistemática do Programa, o que pode resultar numa tentativa de simplesmente extinguir o Programa de Ações Afirmativas da UFBA em 2014.

Lembramos a todas/os as/os interessadas/os que o movimento é ABERTO, a-partidário, mas explicitamente político, pois toca numa dimensão importante do empoderamento da população negra.
Juntem-se a nós e vamos à luta!
Quer participar? Envie mensagem para o e-mail cotasraciaisnaufba.gmail.com


quarta-feira, 8 de junho de 2011

AÇÕES PREVISTAS E IMPLEMENTADAS NO PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS DA UFBA


1. PREPARAÇÃO DOS CANDIDATOS

Ações voltadas à melhoria da qualidade do ensino ministrado na escolas públicas da Educação Básica.

O que foi previsto
1.1   Formação inicial de professores  através de cursos presenciais e à distância
1.2   Formação continuada de professores
1.3   Ampliação do Programa de Avaliação do ensino Médio
1.4   Ações voltadas à elevação do nível dos candidatos sobre o concurso vestibular (site informativo, palestras, dbates, exposições, oficinas, demonstrações, distribuição de materiais impressos, consultas virtuais)
1.5   Cursos pré-vestibulares (oferta e apoio a iniciativas existentes)
1.6   Publicação de material didático sobre os conteúdos avaliados no vestibular

O que foi realizado
1.1      Não há informações, mas sabe-se que a Faculdade de Educação (FACED) desenvolve ações neste sentido.
1.2  Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura
       Afro-brasileiras, do CEAO, em 2006 (presencial) – 45
       estudantes
       Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura
       Afro-brasileiras, do CEAO, em 2007 (a distância) – 600
       estudantes
       Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura
       Afro-brasileiras, do CEAO, em 2009 (a distância) – 300
       estudantes     
      Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura
       Afro-brasileiras, do CEAO, em 2010 (a distância) – 500
       estudantes
       A FACED desenvolve ações neste sentido, mas não
       temos informações
1.3  Não há informações
1.4    Site www.vestibular.ufba.br
1.5  Não há informações
1.6  Não há informações

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2. ACESSO

O que foi previsto
2.1 Isenção da taxa de inscrição no vestibular
2.2    Ampliação do número de vagas
2.3    Reserva de vagas até 2014, quando será feita uma avaliação para decidir pela necessidade ou não da continuidade do sistema de cotas.
2.4    Meta de, no mínimo, 30% de estudantes negros/as e de escola pública em todos os cursos da UFBA

O que foi realizado
2.1 A isenção do pagamento da taxa de inscrição será concedida a: a) estudante que tenha concluído ou esteja por concluir todo o Ensino Médio ou equivalente, em estabelecimento da rede pública federal, estadual ou municipal; b) índigenas aldeados e quilombolas.
2.2 De 3.986, em 2005, para 7.991 vagas em 2011. Foram criadas 1460 vagas para os Bacharelados Interdisciplinares e 95 vagas para cursos de Tecnologia (1555 vagas, 19,5% do total).
2.3 Reserva de vagas para estudantes de escola pública: 43%. Deste contigente:
Categoria A (36,55%): candidatos de escola pública que se declararam pretos ou pardos.
Categoria B (6,45%): candidatos de escola pública de qualquer etnia ou cor.
Categoria D (2%): candidatos de escola pública que se declararam índio-descendentes.
Avaliação do sistema: não há informações
2.4 Não há informações

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3. PERMANÊNCIA

O que foi previsto
3.1 Ampliar o número de bolsas estudantis
3.2 Montar um sistema de acompanhamento acadêmico (tutoria) dos estudantes nos cursos em que se identifique necessidade e viabilidade
3.3 Oferta de cursos em turno único
3.4 Ampliação da oferta de cursos noturnos
3.5 Reforço da política de assistência estudantil
3.6 Contemplar, no mínimo, 30% estudantes negros/as nos programas de assistência estudantil

O que foi realizado

3.1 Houve a ampliação, mas não há informações a respeito do número de bolsas e do público beneficiado.

3.2 Não há um acompanhamento sistemático, apenas alguns projetos isolados de incentivo à permanência e de alcance limitado.

 

Centro de Estudos Afro-Orientais

Programa UNIAFRO (SECAD/MEC), em 2006 – 20 estudantes
Fórum Interinstitucional em Defesa das Ações Afirmativas, em 2008 - 70 estudantes
Fórum Interinstitucional em Defesa das Ações Afirmativas, em 2009 - 40 estudantes

Projeto Diálogos Cotistas (2008) – 40 estudantes
Programa Conexões de Saberes (2005-2011)– (?) estudantes

Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas

Programa Permanecer – (?) estudantes

3.3 Não é um procedimento adotado em toda a universidade; apenas em alguns cursos

 isto é verificado.
3.4 Houve a ampliação, mas não há informações precisas a respeito.
3.5 Não há informações a respeito no que se refere ao número de estudantes negros/as atingidos/as.
3.6 Não há informações a respeito.

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4. PÓS-PERMANÊNCIA

O que foi previsto
4.1 Desenvolvimento de programas de financiamento para linhas de pesquisa específicas com foco étnico-racial

4.2 Bolsas específicas para negros/as

4.3 Bolsas do PIBIC num percentual mínimo de 30% para negros/as

4.4 No volume de bolsas de pós-graduação existente, destinar 40% para estudantes negros/as

4.5 Levantamento do perfil étnico-racial dos estudantes da pós-graduação

4.6 Programas específicos para:
-          pós-diplomação, com assessoria e assistência na obtenção de estágios e empregos
-          cursos de informática e línguas estrangeiras como reforço à competitividade no mercado
-          educação para o empreendedorismo
-          preparação para o ingresso à pós-graduação
-          programas de bolsa no exterior

O que foi realizado
Nenhuma ação até o momento.


5. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA

O que foi previsto
5.1 Criação de um comitê de acompanhamento dos efeitos das ações afirmativas ao qual caberá induzir a inclusão da discussão da diversidade brasileira nos currículos dos cursos.

O que foi realizado
5.1 O comitê não foi criado.

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